terça-feira, 21 de agosto de 2012

VISÃO REGIONAL


Ex-vereadores tentam voltar à Câmara
Amilton Miranda (PP), Chiquinho Santana (DEM), Pintinho (PDT), Washington (PSB) e Zé Cherene (DEM) são os cinco ex-vereadores que cumpriram mandatos na Câmara de São Francisco que tentam, nessa eleição de 2012, voltar ao Legislativo. Ex-vereadores por São João da Barra na penúltima e na última legislatura antes da emancipação, Benedito Jonas e Franciele Santana, respectivamente pelo PSB e PSD, são outros ex-vereadores que tentam retornar às atividades parlamentares nessas eleições.


Nomes fora da disputa
Oito ex-vereadores não entraram na disputa esse ano: José Antônio Alexim e Manoel Alves Junior (Juninho), que cumpriram mandato entre 1997 e 2000 e que também foram vereadores por São João da Barra entre 1993 e 1996, Willian Almeida, detentor de dois mandatos entre 1997 e 2004, Serginho do Estaleiro e Fatinha, vereadores de 2001 a 2004, Chico Terra e Beto Azevedo, ambos com dois mandatos entre 2001 e 2008, e Fauazi Cherene, vereador por um mandato entre 2005 e 2008.



Sete ex-vereadores já falecidos
Somando-se as quatro legislaturas do município de São Francisco, sete são os ex-vereadores já falecidos. José Antônio Azevedo, José Pinto de Souza e Nenel, eleitos em 1996, Carlos Abílio e Leonardo Terra, vitoriosos nos pleitos de 1996 e de 2000, Edenites Viana, vencedor das eleições em São Francisco em 1996, 2000 e 2004 e com um mandato também por São João da Barra entre 1993 e 1996, e Professor Herval, que obteve sua primeira e única vitória em 2000. José Antônio Azevedo, Carlos Abílio e Edenites Viana faleceram no decorrer do mandato.


Cinco tentam a primeira reeleição
Da formação atual da Câmara, quatro vereadores acumulam mais de um mandato. Sérgio Elias (PMDB) e Renato de Buena (PP) cumprem seu segundo mandato, sendo que Renato de Buena assumiu o primeiro mandato em 2006, com a morte de Edenites Viana. Caboclo (PMDB) e Jamilton Chaô (PSB) cumprem o terceiro mandato. Já Adriana Coelho (PPL), Tininho (DEM), Fabinho do Estaleiro (PSDB), Jarédio Azevedo (PSDB) e Claudio Henrique (PSDC) são vereadores pela primeira vez. Os nove tentam retornar à Câmara em 2013.


Mandato temporário 
Marquinho de Santo Amaro (PR) e Claudinho Viana (PSC) são dois candidatos que, mesmo não sendo eleitos, já chegaram a exercer mandatos de vereador. Marquinho em substituição a Leonardo Terra, entre outubro e dezembro de 2004. Já Claudinho foi vereador por nove meses, entre agosto de 2010 e maio de 2011, devido ao afastamento de Fabinho do Estaleiro. Atualmente longe da vida pública, Ademarzinho Doce e Alamir Henriques também exerceram mandatos temporários. O primeiro em substituição a Leonardo Terra, no final de 1999, e o segundo, no lugar de Beto Azevedo, em 2005, que assumiu interinamente a Prefeitura.


Mandato temporário I
José Jorge Cabral, falecido em 2008 e que cumpriu mandato em São João da Barra entre 1993 e 1996, também assumiu temporariamente um mandato de vereador em São Francisco. Foi no segundo semestre de 2000, em substituição a José Antônio Alexim, que entrou de licença. Novamente candidatos, Benedito Jonas (PSB), Pintinho (PDT) e Washington (PSB), além dos mandatos conquistados nas urnas, também assumiram temporariamente uma cadeira no Legislativo sanfranciscano. Benedito em 1999, substituindo Carlos Abílio, Pintinho entre novembro de 2010 e outubro de 2011, durante o afastamento de Adriana Coelho, e Washington por apenas três dias, em setembro de 2011, durante o afastamento de Sérgio Elias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal de comunicação livre, mas algumas regras devem ser estabelecidas para que ninguém saia prejudicado.
A postagem deve ser assinada e é proibido ofensas, discriminações, ataques pessoais, ameaças, perseguições ou qualquer tipo de comentário que possa prejudicar qualquer pessoa, empresa ou instituição.
Caso essas regras não sejam respeitadas, o comentário será removido do blog.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos.