segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Diálogo

Gravidez: Risco para os dentes?


Muita gente já ouviu o ditado popular: “A cada gravidez se perde um dente.”

Este ditado mentiroso assusta as futuras mamães. Embora, a saúde bucal piorar, frequentemente, durante o período de gestação e posterior nascimento do bebê, a gravidez não provoca problemas dentais nem gengivais.

Se os sinais de inflamação gengival já existirem antes da gravidez, aí sim, devido às alterações hormonais esses sinais são aumentados.

Sobre o enfraquecimento dos dentes, também não é verdade. O cálcio dos dentes da mãe não é absorvido pelo feto.

O aumento da cárie na gestante está relacionado com a maior frequência das alimentações e na maior quantidade de açúcares que, geralmente, são ingeridos neste período, associado ao descuido da higiene oral.

Segundo pesquisas, a periodontite e a gengivite neste período, podem ainda aumentar as chances de um nascimento prematuro e com fetos de baixo peso.

Desenvolver novos hábitos, portanto, como diminuir o consumo de alimentos açucarados e higienizar diariamente os dentes com fio dental e escovas dentais macias adequadamente é a maneira mais eficaz para promover uma boa saúde bucal e geral, tanto para a futura mãe, quanto para o bebê.


Drª Rina Silva Jassus
Cirurgiã Dentista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal de comunicação livre, mas algumas regras devem ser estabelecidas para que ninguém saia prejudicado.
A postagem deve ser assinada e é proibido ofensas, discriminações, ataques pessoais, ameaças, perseguições ou qualquer tipo de comentário que possa prejudicar qualquer pessoa, empresa ou instituição.
Caso essas regras não sejam respeitadas, o comentário será removido do blog.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos.