terça-feira, 21 de agosto de 2012

São Francisco cada vez mais presente nos festejos em homenagem a Nossa Senhora das Neves

Milhares de visitantestransformam a festa das Neves em um dos maiores eventos religiosos doEspírito Santo




Maurício Barreto

O trajeto entre a igreja de Nossa Senhora das Neves, no município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, e a divisa com São Francisco de Itabapoana são de oito quilômetros. Mas nos festejos pelo dia da padroeira essa distância parece não existir, dando a impressão que o templo pertence ao território sanfranciscano, tamanha e a identificação da população do município Fluminense com um dos mais tradicionais eventos religiosos do estado vizinho.
Todos os anos, são muitos os moradores de São Francisco que cumprem o mesmo ritual: se deslocam no dia quatro de agosto, seja em comitivas a cavalo, seja caminhando em cumprimento a promessa ou de ônibus, vans e carros próprios para participarem dos festejos. Em um clima familiar, eles viram a noite, acampados, para celebrar no dia cinco, juntamente com devotos de outras cidades do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de demais estados do Brasil, o Dia da Padroeira.
Em uma ampla área arborizada já nas proximidades da igreja construída no final do século XVII pelos Jesuítas e considerado Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, são montadas dezenas de barracas e churrasqueiras permanecem acesas na maior parte do tempo, até o final da tarde do dia cinco, quando finalmente começam as movimentações do retorno para casa. Essa tradição de acampar na festa das Neves, como se referem ao evento os frequentadores, atravessa gerações.
- Costumo frequentar a festa há muito tempo. Já vim muitas vezes a cavalo e, esse ano, cheguei de automóvel no final da tarde do dia quatro com minha esposa e meu filho Gabriel, de oito anos. Acampei juntamente com outros grupos de amigos. Mais uma vez valeu a pena, por participar desse importante evento religioso e por poder me divertir – destacou Fabrício Pessanha da Silva, 30 anos, morador na localidade de Aroeira, no Primeiro Distrito de São Francisco.
Como de costume, a Festa de Nossa Senhora das Neves atra-iu, nesse ano de 2012, milhares de pessoas, confirmando que a tradição se mantém muito viva, assim como a devoção à santa. Entre muitas barracas com uma infinidade de produtos a venda, o vai e vem de pessoas foi intenso nos dias quatro e cinco. Quem costuma participar, com certeza já iniciou a contagem regressiva para 2013, onde todos se encontrarão novamente, em um clima de fé, confraternização e muita alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal de comunicação livre, mas algumas regras devem ser estabelecidas para que ninguém saia prejudicado.
A postagem deve ser assinada e é proibido ofensas, discriminações, ataques pessoais, ameaças, perseguições ou qualquer tipo de comentário que possa prejudicar qualquer pessoa, empresa ou instituição.
Caso essas regras não sejam respeitadas, o comentário será removido do blog.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos.