quarta-feira, 4 de julho de 2012

DIÁLOGO


Cárie de mamadeira: Você conhece?


Uma cárie aguda e agressiva, que pode causar a rápida destruição dos dentes de leite, provocando muita sensibilidade e podendo atingir o primeiro ano de vida da criança, são características da cárie de mamadeira (ou rampante).

A amamentação prolongada (natural ou artificial) na madrugada, freqüente, e sem qualquer tipo de higiene, pode acarretar nesse tipo de cárie.

O consumo excessivo de líquidos ácidos (sucos de laranja, limão ou coca-cola), além da adição de açúcares, achocolatado ou mel, no “famoso” leitinho antes de dormir, prejudicam ainda mais os dentes. Isto porque, ao adormecer, a criança diminui a freqüência do fluxo salivar responsável por banhar e proteger os dentes contra as bactérias. Associado com o tempo em que a criança dorme, esses elementos são suficientes para o enfraquecimento das superfícies dos dentes.

Caso a criança ainda não tenha dentes, a higiene também deve ser feita após cada mamada (peito ou mamadeira), com gaze ou fralda embebida em água filtrada.
Com a erupção dos primeiros dentinhos, a escovação deve ser feita com uma escova de cerdas extra-macias.
Após o aparecimento do primeiro molar de leite, o uso de escovas infantis de cerdas macias deverá ser utilizado, higienizando sempre as superfícies oclusais, gengiva e língua. A pasta de dente deve ser usada em quantidade pequena (semelhante ao tamanho de uma ervilha).

Se não for tratada, o quadro clínico da cárie de mamadeira pode se agravar, levando as cáries iniciais de manchas brancas nos incisivos evoluírem para grandes cavidades, podendo ser necessário o tratamento de canal. Além, de problemas gengivais e a perda precoce de dentes, causando sérios problemas para a dentição permanente.

Portanto, vamos mudar esse hábito a partir de hoje?

Drª Rina Silva Jasssus
Cirurgiã-dentista e Especialista em Endodontia pela FOC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um canal de comunicação livre, mas algumas regras devem ser estabelecidas para que ninguém saia prejudicado.
A postagem deve ser assinada e é proibido ofensas, discriminações, ataques pessoais, ameaças, perseguições ou qualquer tipo de comentário que possa prejudicar qualquer pessoa, empresa ou instituição.
Caso essas regras não sejam respeitadas, o comentário será removido do blog.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos.